(19) 99913-0190 - 97404-6284 [email protected]

QUER DAR NOVOS ARES PARA O JARDIM DA SUA CASA SEM GASTAR MUITO? QUE TAL APROVEITAR OS UTENSÍLIOS QUE JÁ POSSUI NA HORA DE PLANTAR? JARRAS, BACIAS, XÍCARAS, TELHAS E ATÉ MESMO BALDES PODEM SUBSTITUIR, COM FACILIDADE E BELEZA, OS TRADICIONAIS VASINHOS DE CERÂMICA. MAS, ANTES DE COMEÇAR A JARDINAGEM, É IMPORTANTE INVESTIGAR SE OS RECIPIENTES – EM ESPECIAL AS EMBALAGENS DE PRODUTOS DE LIMPEZA – NÃO POSSUEM RESQUÍCIOS DE ELEMENTOS TÓXICOS COMO CLORO OU FERRUGEM.

Para impedir que tais resíduos contaminem a planta, uma alternativa interessante é impermeabilizar a parte de dentro do recipiente, o que também aumentará sua durabilidade. Outro aspecto que deve ser observado durante a escolha do utensílio alternativo é o tamanho da raiz da planta. Muitas espécies como fícus e jabuticabeira têm estruturas grandes e fortes, o que exige recipientes espaçosos. Já plantas de raízes mais finas, como o bambu-da-sorte, se adaptam facilmente em vidros e suportes delicados.

Além disso, a quantidade de água é outro ponto que merece atenção, pois espécies como brilhantina, copo-de-leite e bambu-mossô devem ser regadas periodicamente e plantadas em solo úmido. Desse modo, a sobrevivência da planta será garantida pelo controle adequado de água no recipiente. Caso não haja meios para que o excesso de umidade saia, o ideal é monitorar – e diminuir se necessário – a quantidade de regas, sem deixar que o vegetal resseque ou a raiz apodreça.

“Ao usar recipientes alternativos, a pessoa deve se preocupar em reproduzir o ambiente ideal para a espécie, fazendo que ela se desenvolva como se estivesse em um vaso”, ressalta Marcos Brancher, paisagista e diretor da MbFlores.

Na hora de adaptar os utensílios, é importante também evitar o uso de materiais que absorvam muito calor – como objetos de metal – pois acabam ressecando a terra. “Se não for possível investir em outro objeto, o melhor será escolher plantas resistentes e que aguentem temperaturas elevadas”, afirma Daniela Sedo, paisagista. “Entre as opções disponíveis, tente não usar pneus, já que ressecam e ganham rachaduras quando expostos ao sol”, diz.